Viagens, viagens

E aí galera linda. Tudo bem com vocês?
Sentiram saudades dos meus contos?

Dias atrás eu estava pensando sobre este blog, sobre o que escrevo e vi o quanto eu gosto de viajar. Comecei a refletir se era isso mesmo que me “dá barato”.
Percebi que não é só tirar os pés do chão que faz meu coração bater mais forte, as borboletas voarem no meu estômago e um sorriso fácil aparecer no meu rosto. Eu também gosto muito de planejar as viagens. E não precisa nem ser pra mim.

Esses tempos me peguei super empolgada passando uma lista de coisas para fazer em Porto de Galinhas (Pernambuco), sentindo a mesma empolgação de quem está indo pra lá.
Essa pessoa ainda me disse que “nunca é tarde para seguirmos nossos sonhos”. Bom, ainda estou decidindo sobre isso. É um passo muito importante e deve ser bem analisado antes de qualquer decisão.

Diante disso tudo e até que eu me decida sobre essa história turística, decidi que compartilhar aqui com vocês algumas dicas do que eu aprendi viajando.
Vou deixar aberto também para que vocês comentem, compartilhem experiências, deem palpites, façam perguntas… Comentem! Sério mesmo! Só vou saber se está legal se vocês conversarem comigo, combinado?

Existem várias maneiras de planejar uma viagem e o primeiro passo é: quanto quero gastar?
Posso parcelar? Qual o valor da parcela pode ser por mês?




Respondidas essas primeiras perguntinhas, já fica mais fácil decidir o destino, se é melhor fechar o pacote com alguma operadora de viagens ou ir fechando os itens por conta mesmo.
Eu já viajei das duas formas, tanto por operadora de viagem, quanto por conta. Eu, particularmente, prefiro ir por conta, mas se a oferta e promoção do pacote estiver melhor, bora lá também.

Eu acho mais empolgante fechar por conta pelo sentimento de ir atrás do voo mais legal e barato, pesquisar o melhor hotel, procurar pelos lugares mais legais de visitar no destino escolhido.
Pois bem, os voos eu costumo procurar pelos próprios sites das operadoras brasileiras: Avianca, Azul, Gol, Latam.
Pesquisando, descobri neste site, que o dia mais barato para viajar é às terças-feiras e o mais caro, sábados. Comprando com antecedência, cerca de 60 dias antes da viagem, também tem mais chances de comprar passagem mais barata.
Alguns destinos possuem quantidade restrita de voos e acaba não tendo muitas alternativas para escolher, por isso é sempre interessante ter mais de uma opção de destino para caso da passagem ultrapassar o planejamento financeiro inicial.
Dica: você pode pesquisar a passagem + hotel, separadamente, mas também espie os sites das operadoras onde já compra o pacote. Pode ser que eles tenham ofertas melhores, como disse ali em cima. Não é comum, mas pode acontecer, principalmente nestes destinos com poucos horários de voos.

Escolhido o voo, vamos escolher o hotel?



Eu particularmente gosto muito do Booking. Acho a plataforma muito simples de usar, as informações ficam claras e sempre tem opinião dos hóspedes.
No site do Booking eu costumo olhar as seguintes coisas: avaliação, se tem café da manhã incluso, se o cancelamento é grátis e se o preço cabe no orçamento (claro).

Crio uma lista pessoal com o nome da viagem - quando você faz um cadastro gratuito, ele permite que você faça essa lista para favoritar os hoteis - geralmente e vou salvando os hotéis que mais gostar. Depois eu vou eliminando por custo x benefício, localização, etc.
Abaixo um modelo de pesquisa que fiz no site só para exemplificar.

Essa é uma ferramenta que eu gosto muito e sempre utilizo nas viagens que faço por conta. Se você ir no site da Trivago, por exemplo, ele te mostra vários sites, inclusive o Booking. Das vezes que eu usei o Trivago, eu achei um preço mais baixo que o Booking, mas só que não tinha cancelamento gratuito e alguns tinham taxas que apareciam só ao final, antes de concluir a compra e o preço acabava ficando o mesmo. Como só tive boas experiências com o Booking, permaneci com ele.

Passagens compradas, hotel escolhido e reservado então posso ficar tranquila, né? Não! Hahahaha.

Bom, eu pelo menos adoro ficar olhando o que tem pra fazer no destino, quais os passeios mais importantes e imperdíveis. Para isso uso o TripAdvisor.
Confesso, no começo eu não dava nada pra ele. Talvez por pura ignorância mesmo… Por não saber utiliza-lo ou por não viajar tanto também hahahaha.
Quando comecei a utiliza-lo, comecei a ver os destinos, os comentários do lugar, os passeios mais legais, os que podem ser deixados de lado… Cara, é incrível!!!! O mais legal são as opiniões. Lógico que, como tudo nessa vida, não dá pra considerar tudo o que as pessoas falam, nem 100% lindo e nem 100% horrível. Mas já dá um norte saber a opinião das diversas pessoas. Eu mesma já coloquei diversos comentários sobre lugares que eu visitei.
É uma contribuição que acredito ser válida, pois como eu, podem ter muitas outras pessoas buscando informação e indicação dos destinos.
Sempre que posso, respondo às perguntas dos usuários e coloco informações que acredito serem úteis, como olhar a tábua das marés antes de sair para fazer passeios com mergulhos, por exemplo.

Bom gente, por hoje é isso. Como combinamos ali em cima, comente aqui e, se quiser alguma ajuda, pode pedir. Prometo responder o mais breve possível.

Comentários

  1. Oi Tá! Bom, como você adoro viajar. Mas prefiro ir por pacotes, acho mais fácil e prático. Fora que ainda tenho receio de dar algo errado com hotel etc. Mas estou pensando em ir para Caldas Novas e acho que irei por conta. O Léo tem milhas de um plano que ele tem, e dai pelo que andei pesquisando fica bem mais barato que pacotes de agencias. Já foi para lá?!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu redigir novamente... Kkkkkk
      Oi Ka. Sim, realmente é mais prático por pacote. É questão de comodidade e gosto de cada um.
      Pra Caldas Novas nunca fui, mas já pesquisei.
      Na época não tinha muitos voos pra lá saindo de Campinas. Pode ser que saindo de Guarulhos ou Congonhas tenha mais opções. Ás vezes Congonhas compensa bem mais!

      Espero ter ajudado.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ansiedade: Preciso falar dela

Férias 2018 – Parte 2: Mendoza (AR)

Porto Seguro – O Ônibus do Outeiro