Retomando: Continuando minhas histórias de viagem - Férias 2018 parte 3- Santiago do Chile

E temos blogueyra voltando como se nada tivesse acontecido? Temos sim!

5 anos depois, voltei para continuar falando sobre minhas viagens por aqui.

Durante esse tempo muita coisa aconteceu e eu posso, futuramente, abrir meu coração para vocês, mas neste momento quero retomar esse conto de viagem que foi inesquecível!

Deixando a Argentina

Bom, deixamos Mendoza sentido Santiago do Chile de ônibus. Depois de muitas pesquisas, vimos que essa é uma viagem que apesar de longa, é muito linda, com direito a paisagens de tirar o fôlego. Bem, todas as fontes que consultamos estavam corretas! É mesmo uma das viagens mais lindas que fizemos até hoje.

Muitas montanhas, rios e rochas enfeitam o caminho de cerca de 364 km entre um lugar e outro, mas a parte mais impressionante é a imensidão da Cordilheira dos Andes, é algo que não me canso de admirar.

Depois de passarmos a imigração na fronteira entre os dois países (só se faz a parada na imigração chilena, onde se faz a saída da Argentina e entrada no Chile de uma vez), é hora de enfrentar a temida Los Caracoles e suas 29 curvas!

Uma das vistas da Cordilheira ainda na Argentina

Antigo Paso Fronteirizo Los Libertadores

Começando a descida de Los Caracoles

Quantas curvas!

Chegando em Santiago

Ao chegarmos na capital chilena, o ônibus nos deixou no Terminal Sur, próximo à Estação Central.
O Terminal é bem ruim, antigo, precisa urgentemente de uma reforma, ainda mais por receber ônibus de vários países vizinhos. Há muita gente, então a atenção às bolsas e carteiras deve ser redobrada nesse local, pois um mão leve pode aproveitar facilmente de uma distração com malas e passagens.
Depois de desembarcarmos e sairmos do caos que é o terminal, conseguimos chamar um Uber para nos levar até nosso hotel. Não foi fácil o motorista nos achar, também não couberam nossas malas no porta-malas do carro e tive que levar uma delas comigo no banco de trás. Tudo bem, o mais importante foi termos conseguido sair dali e seguir rumo à nossa hospedagem.
Então depois de cerca de 6 horas de viagem, contando o tempo que ficamos no terminal de Mendoza, o tempo da imigração e o tempo esperando o Uber, finalmente chegamos ao nosso hotel.

Nossa Hospedagem

Não sei se é novidade, mas eu sempre uso e gosto muito da plataforma Booking para reservar minhas hospedagens, seja no Brasil ou fora dele. Nessa viagem para o Chile não foi diferente, fizemos nossas reservas pelo Booking e foi tudo muito fácil e rápido em nossa chegada. Ficamos no Hotel Boutique Reyall, no bairro de Providencia.
O hotel é muito bom, cama confortável e localização excelente, muito próximo a restaurantes e ao Costanera Center, um dos maiores shoppings da capital chilena.
O quarto é um pouco apertado e tivemos dificuldade para usar o cofre, mas foi rapidamente solucionado. O café da manhã é bem gostoso, com poucas variedades de itens, como todos que ficamos dessa viagem, mas tudo de boa qualidade e saboroso.
Depois que chegamos em nossa acomodação, só deixamos nossas coisas e fomos comer algo, porque a fome já estava em níveis estratosféricos (drama queen detected)!
Comemos algo ali no Costanera mesmo, depois tomamos um chopp no Hard Rock Café que fica dentro do shopping, saímos dali e capotamos na cama macia do hotel.
Algumas guitarras autografadas

Mais itens de bandas famosas

Um chopp quase gelado

Segundo chopp quase gelado

Blogueyra distraída

Os Passeios - Viña Undurraga

O primeiro passeio no Chile não poderia ter sido outro, senão conhecer uma vinícola. Nessas férias conhecemos a vinícola Undurraga. Ela é maravilhosa, muito florida, também tem um museu dos povos indígenas do Chile. A guia explicou muito bem todos os passos do processo de produção dos vinhos e da história da vinícola. Apesar de falar espanhol, ela falou bem devagar, o que facilitou o entendimento.
Também tivemos a oportunidade de conhecer a cava onde ficam os barris de carvalho com vinho repousando.
A degustação consiste em 4 rótulos: um branco, dois tintos e um colheita tardia, que é o favorito da maioria dos brasileiros, tanto que foi o que mais fez sucesso entre o grupo que estava acompanhando.

Alguns monumentos na propriedade da vinícola

Vinhedo

Local para conhecer o solo da região

Em plena colheita, a vinícola não para nem para os visitantes

Vários barris com líquido sagrado

Museu

O rótulo que mais gostamos

Fachada da vinícola

Antigas carruagens

Valparaíso e Viña del Mar - Inesquecível 😵

No segundo dia de passeio no Chile, fomos conhecer Valparaíso e Viña del Mar. Para nossa sorte, fez um dia maravilhoso! Apesar de ter uma névoa muito espessa quando subimos os morros de Valpo, mais tarde o céu se abriu completamente e revelou para nós o Pacífico!
Passamos por uma das casas de Pablo Neruda e serpenteamos pelas ruas dos morros dessa cidade tão peculiar.
Valparaíso é uma cidade portuária onde o índice de violência é um pouco mais algo que na capital, então eu não recomendo fazer esse passeio por conta. Contrate uma agência com guias que conheçam bem a região para não ter problemas.

Alpacas que conhecemos no caminho a Valparaíso

Vinícola Emiliana, não fizemos degustação, apenas conhecemos as alpacas

Chegando em Valparaíso

Névoa densa do oceano

La Sebastiana, uma das casas de Neruda

Un gatito 😻

Uma das muitas artes pelas ruas de Valpo

Aqui a névoa começou a de dissipar

Engrenagens do Funicular de Valparaíso

Depois de conhecermos Valparaíso, seguimos sentido Viña del Mar. Paramos em um restaurante para o almoço (não incluso no passeio), fomos até o Museu Fonk, onde se encontra o único Moai fora da Ilha de Páscoa. Então seguimos finalmente conhecer o Oceano Pacífico.
Tiramos os sapatos e pisamos na areia para sentir as águas geladas do Pacífico. O problema, meus amigos, é que o mar estava com ressaca e muito revolto, com ondas fortes e uma dessas ondas surpreendeu a todos, mas quando eu fui tentar correr, caí e levei um belo banho de mar. Que vergonha! Hahahaha 😬.
A sorte é que estava muito sol, então minha roupa secou bem, mas o tanto de areia que entrou em todas as dobras e bolsos... Socorro! Enfim, fiquei bem, meu celular também e é isso que importa, a vergonha a gente vai superando (ou não).

Relógio Florido de Viña del Mar

Vista do Restaurante já em Viña del Mar

Moai do Museu Fonk

Uma das belas praias de Viña del Mar. Fazia um belo dia de sol!

Última foto desse dia com meu celular

Cassino de Viña del Mar

Funicular de Valparaíso

E na hora de ir embora, a névoa se dissipou, mostrando a beleza do Pacífico

Último Passeio - City Tour

No último dia de Santiago, nosso voo saía somente de noite, então aproveitamos o dia para fazer o nosso conhecido City Tour. Fomos até o Parque Metropolitano e pudemos conhecer o Teleférico, que ainda não tinha sido inaugurado da primeira vez que fomos a Santiago.
Quase morri de medo? Quase morri de medo! Iria novamente? Óbvio que sim!
É uma forma diferente de conhecer a cidade.
Nós compramos o combo Funicular + Teleférico, que dá direito a subir e descer de teleférico e com o funicular quantas vezes quiser, no dia.
Como estávamos com o ônibus Hop On/Hop Off da Turistik, nós descemos no ponto da rua Pio Nono, subimos o Cerro San Cristóbal de Funicular, seguimos a pé até a imagem da Virgem da Imaculada Conceição, fizemos uma comprinhas de lembrancinhas, descemos com o Teleférico e aproveitamos um pouco do parque lá na parte de baixo. Nessa época não tinha tantos atrativos, o legal é ir parando nas estações no meio do caminho.
Despois voltamos com o teleférico e descemos com o funicular até o nosso ponto e retomamos o ônibus para seguir até a parada do Costanera Center, onde descemos e almoçamos para comprar nossos vinhos e encerrar nossa visita à capital chilena.

Costanera Center

Bairro El Golf

Redondezas do Parque Arauco

Costanera Center que é visto de vários lugares da cidade

Funicular descendo

Vista do Funicular

Vista do Teleférico

Vista do teleférico

Vista da Imagem da Virgem

Quando se sobe até a imagem, essa é a vista da cidade

Un gatito 😻

Jorgito 😻

Considerações e Dicas

Essa viagem ocorreu em 2018, então todas as fotos e informações são desta época.
Nesta viagem, nós utilizamos o cartão de crédito na maioria dos estabelecimentos e só trocamos um pouco de dinheiro na casa de câmbio que tem dentro do Costanera Center, pois era a mais próxima de nós. A cotação na época valeu a pena, apesar de no centro estar melhor, não compensava o deslocamento.
Para os dois passeios fora de Santiago (Vinícola Undurraga e Valparaíso com Viña del Mar) nós utilizamos os serviços da Sousas Tour e foi a melhor escolha que fiz! Os guias todos falam muito bem português, são muito atenciosos desde o primeiro contato até o último passeio, você se sente como se fosse amigo deles, sério mesmo!
Não recomendo ir a Valparaíso com carro alugado e sem guia, há muitos relatos de roubos e furtos a turistas desavisados e perdidos, então não é legal arriscar.
Santiago sempre teve muito problema furtos em lugares lotados então fique atento com seus pertences nesses locais!
Outro problema crônico em Santiago são os taxistas golpistas, não aconselho pegar táxi, principalmente em locais turísticos e saídas de shoppings. Se for chegar pelo aeroporto, você pode já deixar fechado um transfer antes de embarcar ou usar os transportes oficiais do aeroporto, onde você paga antecipadamente pelo transporte (eu já utilizei esse serviço e correu tudo bem). Uber em Santiago é ilegal, então se você precisar ir até o Aeroporto de Uber fique atento pois ele pode pedir pra você fingir que é um parente dele (aconteceu conosco).

Então é isso! Gostamos muito de Santiago e é um destino que tem um lugarzinho em nossos corações.

Conta aqui se você gostaria de conhecer a capital chilena e quais passeios você gostaria de fazer.

Um beijo e até a próxima!