Ansiedade: Preciso falar dela


Já não é mais segredo algum que eu sofro com minha ansiedade. 
Eu consegui aprender a conviver com ela e a controlar na maioria das vezes que ela tenta me atrapalhar. 
Aqui eu listei algumas coisas que me ajudam muito quando sinto que vou perder o controle e o motivo que cada uma delas me faz bem: 


  • Respirar profundamente: nem sempre dá pra fazer todo o processo de relaxamento ou meditação, dependendo do lugar tudo o que conseguimos fazer é respirar. Todos os profissionais da área indicam a respiração adequada. Isso ajuda a retomar o controle, oxigenar o cérebro, alivia o peso no peito. Esses são os benefícios que sinto imediatamente ao começar a respiração profunda. 

Abaixo tem um gif que ajuda muito a saber como respirar profundamente para ajudar a controlar a ansiedade: 




  • Relaxamento de Wolpe: quem me ensinou esta técnica foi meu psicólogo. Trata-se, resumidamente, de relaxamento do corpo, por partes, respirando e focando o pensamento em cada parte do corpo a ser relaxada. Você toma consciência do próprio corpo e se concentra somente nesta atividade. Antes de dormir ajuda e muito! 
  • Fazer lista: quando meus pensamentos começam a acelerar demais, faço listas. Lista de compras, lista de afazeres em casa, lista de lugares que gostaria de visitar, lista de presentes... Listas. Neste momento estou fazendo lista de coisas que me ajudam em momentos de ansiedade. 😅

  • Levantar e dar uma volta: ajuda a espairecer. 
  • Comer uma fruta com casca ou tomar um chá: isso me obriga a levantar. Então eu levanto, lavo a fruta, dependendo pego uma faca para corta-la. O mesmo acontece com o chá, tenho que ir até a chaleira, esquentar a água, colocar na caneca, esperar a infusão do chá. Se for chá de erva cidreira, além da distração dos pensamentos acelerados, ainda tenho o efeito de calmante natural do chá. 
  • Escrever: também me acalma. Com a correria de trabalho e MBA, estou realmente muito atrasada aqui com vocês, peço desculpas por te-los abandonado. 😔
Agora, gostaria de compartilhar que, não fazendo os itens acima, minha ansiedade saiu do controle recentemente e tive uma crise muito grave de ansiedade. 
Foi preocupante e, quando fui rever se eu estava fazendo os itens da minha listinha percebi que sequer a meditação/respiração eu estava fazendo. Meu corpo pediu socorro e eu não ouvi, então ele me fez parar forçadamente. 
Já estou melhor e acredito que serviu para reforçar a necessidade que uma cabeça ansiosa tem de desacelerar os pensamentos de vez em quando. 

Os itens acima são apenas para aqueles momentos que não temos como sair, fazer uma caminhada, ler um livro e tantas outras coisas que também nos fazem bem e ajudam a controlar a ansiedade. 
>>Dormir bem também é importante!<<

Cada um tem sua própria fórmula e minha intenção com este post é apenas incentivar àqueles que têm problema com pensamento acelerado, procurar algo que lhe faça bem. 

Existem duas imagens que, inclusive estão salvas no meu celular que gosto de compartilhar quando o assunto é ansiedade.

Uma, com uma pitadinha de humor: 



A outra é mais um toque mesmo, porque o que a gente ouve de "não fique ansiosa" ou "porque você tá assim se tem tudo" entre outros disparates:



E é isso, gente! espero que tenham gostado. 

Comentem, compartilhem, perguntem e aproveitem para me seguir no Instagram: @tatianaraiuga 

Beijinhos e até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Férias 2018 – Parte 2: Mendoza (AR)

Porto Seguro – O Ônibus do Outeiro