Porto Seguro – O Ônibus do Outeiro

Apesar de não ser um blog de viagens, como eu adoro viajar, irei contar minhas aventuras nas viagens.
Pode ser até que saiam algumas dicas dos lugares para os quais eu passeei, mas não é essa a intenção principal do blog. ;) 

Desta vez a aventura foi em Porto Seguro. Em Julho de 2014 eu tive uma folga numa sexta-feira e encontramos um voo absurdamente barato para lá, então nos perguntamos: Porquê não?
O voo para era na quinta, por volta de 23:30. "Dirigimos" (as aspas é porque fomos num só carro e só o digníssimo dirigiu) até Campinas para embarcarmos. Com toda a ansiedade da viagem, nem sentimos a canseira. No entanto, foi só o avião decolar que o meu sono também decolou! Só acordei pro lanchinho rápido da Azul e depois sono... Lógico que não é aquele sono lindo como se estivesse na cama, mas deu pro gasto.

Sempre que viajamos para qualquer praia, ao chegarmos, eu encho meus pulmões, respirando a maresia. Adoro sentir aquela energia que ela tem. Me faz tão bem...

                                          Aaaaahhh essa água de coco em Barramares... Tudo de bom!

Como não é nossa primeira vez em Porto Seguro, costumamos utilizar o ônibus que faz a linha da orla onde ficam os hotéis, para o Centro. É bem mais barato que o táxi e te deixa bem no começo da famosa Passarela do Álcool. 
No final de semana que fomos era época de Copa do Mundo no Brasil e a Seleção da Alemanha estava hospedada em Santa Cruz Cabrália, onde o principal acesso (senão o único) passa pela rodovia onde fica a orla de e a maior parte dos hotéis, inclusive onde estávamos hospedados. Neste dia teve jogo da Alemanha e, bem no horário em que íamos para o Centro, o ônibus oficial com os jogadores da seleção alemã estava passando sentido a concentração. Lógico que houve todo uma força-tarefa da Polícia para bloquear a via para passagem única e exclusiva do ônibus oficial. Isso fez com que atrasassem todos os ônibus para os dois sentidos: centro e orla. Como já estava tarde que queríamos jantar logo, decidimos nos arriscar a pegar um ônibus que nos deixasse pelo menos próximo ao centro. O restante do caminho estávamos decididos a fazer a pé. Pois bem, o primeiro ônibus que parou no ponto tinha escrito em seu letreiro "Outeiro". Subimos e fomos logo perguntando ao motorista:
- Este ônibus para perto do Centro? No Hotel Best Western?
- Sim, sim – disse o motorista apressado – pode embarcar!
Pois bem, embarcamos e o caminho para o Centro, quem conhece Porto, sabe que é uma reta, seguindo sempre pela beira mar. Mas para nossa surpresa o ônibus fez uma curva com tudo. Olhamos um para a cara do outro com espanto! “Pra onde estamos indo?”, pensei.
E o ônibus subia um morro que parecia não parar mais! 
"Ele vai descer, certamente...", comentei com meu namorado. 
Mas uma passageira, moradora de lá, vendo nosso quase infarto e desespero, nos perguntou: "Vocês queriam ir ao centro, não é mesmo? Este ônibus não vai pra lá! Ele sobe o Outeiro e não desce pra lá... Vocês terão que descer no próximo ponto, andar até a praça e pegar o outro ônibus, sentido centro". Foi a nossa salvação. Fizemos como ela disse, mas ao chegar na praça e ver as ruas estreitas e escuras, totalmente desconhecidas e esquisitas, procuramos logo um taxista pra nos levar ao centro...
Ufa! 
Perdidos em Porto Seguro, já pensou? A orla e a Passarela do Álcool são seguras, mas as demais localidades, prefiro não arriscar. 

Bem, fica uma dica: quando for a Porto Seguro, pode usar o transporte público para ir do Centro às praias e das praias ao Centro, apenas certifique-se de que esteja escrito "Centro" no letreiro. Ou pelo menos de que o motorista entendeu o que você perguntou! Hahahaha... ;)


Abaixo o vídeo que fiz do ônibus que fechou totalmente o trânsito na orla de Porto Seguro: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ansiedade: Preciso falar dela

Férias 2018 – Parte 2: Mendoza (AR)