Férias 2018 – Parte 2: Mendoza (AR)

Olá pessoinhas lindas do meu coração! Tudo bem com vocês?

Dando continuidade nos contos de como foram minhas aventuras na terra dos nossos “hermanos” (a parte 1 você encontra aqui), depois de 4 dias em Buenos Aires, voamos para Mendoza! Aaaahh a terra do Malbec, um dos vinhos que mais adoro! Chegamos já bem tarde. Como já tínhamos verificado antecipadamente que não poderíamos contar com transporte do Uber na cidade,  trocamos mais dinheiro ainda em Buenos Aires, tínhamos pesos suficientes para pagar a corrida de táxi até o hotel, que fica é um tanto distante do aeroporto.

Chegamos e fizemos o checkin. Detalhe para o hotel muuuuito chiqueee! Na hora do checkin o atendente nos informou que, caso pagássemos já as diárias, teríamos um desconto do IVA que é um imposto Argentino sobre as acomodações e hoteis. Quando realizamos a reserva no Booking, ele nos deu o valor sem a incidência deste imposto, ou seja, pagamos o que teríamos que pagar mesmo.
O ponto positivo foi que o checkout foi muito rápido.

Placa entrada Diplomatic Hotel Mendoza

Bom, tudo certo, subimos para nosso quarto. Ficamos no 5º andar, infelizmente. Quanto mais alto, melhor a vista. Abrimos a porta e que quarto enooorme! Gigante mesmo! A cama então, cada um tinha que rolar 5 vezes pra chegar no outro. E o banheiro? Tinha banheira e tudo! Finíssimo! Sem contar que dava dois do meu, de tão grande (e a blogueira esqueceu de tirar foto do quarto 😳). Colocamos documentos e dinheirinho no cofre e procuramos no Google um lugar pra jantar e descobrimos o Orégano, bem ao lado do hotel. Ainda estava aberto, para nossa sorte. Pedimos empanadas (sim, neste dia almoçamos e jantamos empanadas... faz parte) que acompanhava uma saladinha com molho um tanto picante. Um refri pra acompanhar... Estava tão bom... 😌
Pança cheia, voltamos para o quarto para o sono dos justos, afinal, tínhamos muito o que ver no dia seguinte!

Sexta de manhã, fomos desbravar a cidade. Vimos que o Parque San Martin era bem próximo, então, depois de um farto café da manhã (aliás, que delicioso café da manhã tem esse hotel), fomos caminhar pra achar o tal parque. Algumas quadras depois, chegamos. Foi até bem rápido, só não contávamos com o tamanho do parque: gigante! Muito difícil de se andar por todo o parque a pé. Primeiro: muito fácil se perder lá dentro. Segundo: a disposição do casal de velhinhos já não é mais a mesma desde que paramos de treinar corrida. O ar seco também ajuda a piorar. Bom, depois de muita reclamação minha (óbvio), chegamos até uma fonte, a fonte dos Continentes – fonte essa que possui quatro grandes esculturas, representando os continentes. Na época em que foi esculpida, a Oceania ainda não era um continente, por isso são somente 4 esculturas.

Casal de anciãos

Fuente de Los Continentes

Ao nos aproximarmos desta fonte, vimos um ônibus lilás de dois andares, escrito "Mendoza City Tour" do lado. Nós no entreolhamos e ficamos com cara de "óia". Rapidamente fui pesquisar pelo celular – olha o chip salvando a vida de novo – e encontrei o site do Mendoza City Tour. Já comprei os tickets, afinal, vai que não aceitem MasterCard no local físico onde vende a passagem?

Depois de efetivar a compra, iniciou-se uma verdadeira saga para conseguirmos pegar esse ônibus! O esquema dele é o mesmo do ônibus em Buenos Aires: pode-se descer e subir quantas vezes quiser em qualquer ponto do ônibus. Mas, como compramos pela internet, tínhamos que ir até o ponto inicial, onde fica o quiosque de vendas do city tour. Detalhe: o local era duas quadras atrás do nosso hotel. Bora dar uma acelerada nos passos pra voltar tuuuuudo até o hotel e mais um pouco. Nossa preocupação era não conseguirmos chegar a tempo de pegar o próximo ônibus.
Chegarmos! Ufa, legal, achamos fácil né? Que beleza! Que bom, maravilha... A moça nos dá uma péssima notícia: era necessário imprimir o e-mail para poder ser validado... dissemos que não tínhamos como imprimi-lo, ela então nos indicou um tipo de lan house para fazer a tal impressão.
E eu já preocupada em como iria falar pra pedir a impressão do e-mail... Pra nossa sorte, já estávamos com o "portuñol" nível 6 e conseguimos desenrolar a conversa e pedir a impressão. Tudo certo, papelzinho impresso, correeeeemos de volta pra praça, onde fica o ponto inicial do ônibus. Ufa, quanta correria! 🏃🏃
A mocinha validou o e-mail e nos entregou. Disse pra não perder o papel, pois somente com ele conseguiríamos subir no ônibus nos pontos indicados. Que medo do papelinho voar!
Então, ficamos no sol esperando o ônibus chegar. No sol porque apesar de ainda ser Abril, já fazia um friozinho danado! Um vento gelado que vinha diretamente dos Andes direto pra dentro da nossa alma. Imagino como deve estar agora: lindo e congelante... Haja vinho!
Bom, chegou o ônibus e a guia nos explica tudo em espanhol. Como ela falou muito rápido, não entendemos e quando ela viu nossa cara de interrogação, logo perguntou: brasileiros? E nós acenamos a cabeça, dizendo: sí.
Ela então explicou mais devagar em portunhol!

Ônibus Mendoza City Tour

Fomos na parte de cima, pra ter visão panorâmica de tudo. Foi muito legal, o passeio. Eu recomendo muito! A gente conheceu diversas partes da cidade, parte histórica, cassinos, conhecemos todo o parque e percebemos que não seria possível conhecer tudo de uma vez a pé. Enooorme!
A hora que subimos o Cerro de La Gloria me deu um "piripaque do Chaves", porque é muito alto e a estrada muito estreita, parecia que a qualquer momento o ônibus iria cair. Não consegui fazer muitas fotos lá de cima hahahaahahah (rindo de nervoso). Ainda não sei em que momento fiquei tão medrosa... Talvez seja porque eu parei de olhar pra baixo. O pico é maravilhoso!

Teatro

Praça em Mendoza - toda a vegetação de praças e parques foram trazidas de outras localidades

Ruínas preservadas de uma igreja destruída pelo terremoto de 1861

Altura do Cerro de La Gloria

Monumento ao Exército dos Andes

Descendo o cerro

Galera radical descendo o morro de bike

Portões de entrada do Parque San Martin

Só não ficamos no alto do Cerro por falta de lugar para almoçar - e a fome só aumentando.
Decidimos então, terminar a volta e retornar para o centro para comer alguma coisa.
Já era quase 15:00 e a gente ainda sem almoço! Tudo bem, faz parte de passear e conhecer lugares novos.
Descemos no ponto inicial, na Plaza Independencia de Mendoza e encontramos um Subway próximo. O lanchinho desceu muito gostoso e em seguida fomos buscar um cafezinho pra esquentar um pouco. Passamos muuuuito frio, porque conforme o ônibus pega velocidade vai batendo o vento gelado, então vai a dica de ouro número 1 deste post: se for passear no ônibus panorâmico, se agasalhe bem.

Depois de matar o que estava nos matando, fomos em busca de um hidratante labial. O ar em Menoza é extremamente seco. Junta isso ao frio e nossos lábios estavam até machucados, de tão ressecados. Então, dica de ouro número 2: leve sempre um hidratante labial consigo. Eu recomendo o Nivea, que foi o que compramos. Ele é muito bom, não tem gosto ou cheiro estranhos e hidrata profundamente. Rapidinho já aliviou a secura dos lábios.
De noite, neste dia, fomos ao restaurante Cordillera Vinos y Fuegos. Um lugar muito delicinha e aconchegante. Eu comi uma massa com molho de parmesão e o Aguiar comeu massa de manjericão que estava uma delícia também.
Tomamos dois vinhos esse dia.

Toda "blogueirinha" fazendo foto no espelho

No sábado pela manhã já tínhamos passeio marcado: passear de bicicleta pelas vinícolas, com direito a ver (e comer!!) as uvas no pé. Experimentamos a Malbec (uma das uvas que mais gosto), que docinha... uma experiência que vale muito a pena! Esse foi um dos motivos pelo qual escolhemos essa data para viajar: uvas no pé. De março a abril ocorrem as festas da vendimia nessas regiões produtoras de vinho, que é a festa da colheita. Não pegamos o festival, que em Mendoza acontece em Março, geralmente, mas só de conseguirmos ver as uvas ali, experimentar e aprender um pouco mais sobre o cultivo e fabricação dos vinhos, foi fantástico. E o nosso guia, Sr. Fabián, muito simpático. Tirou várias fotos nossas e nos explicou sobre as uvas, as folhas e sempre paciente pra explicar devagar pra gente. Apesar de dois contratempos, não afetou em nada nossa experiência.
Neste passeio pudemos visitar duas bodegas (como são chamadas as vinícolas em Mendoza): Vistalba (vinhos de alta gama) e Nieto Senetiner (com boa variedade de tipos de vinhos).
Na Vistalba provamos 4 vinhos: um espumante, um tinto que eles chamam de Comercial – que é mais fácil de encontrar, um tinto mais sofisticado e, pela primeira vez, um vinho licoroso chamado Late Harvest ou Colheita Tardia. A guia nos explicou que para fazer estes vinhos, eles deixam as uvas mais tempo no pé, ou seja, demoram mais tempo para colher e ela fica seca, praticamente uma passa só então eles colhem e se transforma neste vinho. Eu, particularmente, não gostei do vinho. Achei muito doce e o aroma é igual ao de mel. Mas foi uma experiência nova.

Amanhecer em Mendoza

Uva Malbec direto do pé

Lago na Vinícola Luigi Bosca

Pré cordilheira na vinícola Luigi Bosca

Vinícola Vistalba

Tour Vistalba

Barricas de carvalho - Vistalba

Parte do terroir à mostra - Vistalba

Passeando de bike pelas vinícolas

Cabernet Sauvignon

Azeitonas - Não é recomendado come-las. Motivo: gosto horrível

Saindo de lá, corremos para a Nieto Senetiner. Como demoramos um pouco mais na Vistalba, acabamos perdendo o comecinho da visita. Nesta bodega nós aprendemos que um vinho blend não é feito somente com mais de um tipo de uva, mas também, com a mesma uva, cultivada em diferentes alturas. Um dos vinhos que provamos era justamente deste blend de alturas. Simplesmente maravilhoso, de paladar complexo... Também foi complexo traze-lo pra casa. Estava muito além do que podíamos pagar por uma garrafa de vinho. Mas a experiência, mais uma vez, foi maravilhosa! Trouxemos outra garrafa de um Malbec excelente que provamos (já falei que amo Malbec?), um pouco mais acessível para nossos bolsos.

Barricas de carvalho Nieto Senetiner

Degustação Nieto Senetiner
Diferença entre as folhas de Cabernet Sauvignon e Malbec

Tour Nieto Senetiner

Depois voltamos ao hotel, almoçamos, demos mais algumas voltas a pé no centro para comprar algumas garrafas de vinho. Encontramos uma lojinha, chamada Wine O'Clock. Achei bem interessante e com uma boa variedade de vinhos. Compramos uma garrafa de Malbec da Bodega La Azul.
De noite, saímos apenas para comer um lanche e trocar o dinheiro para nossa viagem no dia seguinte.
É muito importante ter trocados para quem vai viajar de ônibus, pois os carregadores de bagagem não são funcionários das empresas de ônibus, mas sim, da rodoviária. Para garantir que eles irão tratar sua mala com amor e carinho, melhor dar o trocado. Então, dica 3 do post: lembre-se da gorjeta do carregador e ele tratará sua mala com todo amor e carinho do mundo. Isso serve também para os carregadores em Santiago, quando chega na rodoviária de lá. Tenha sempre um trocado, seja peso argentino ou chileno, eles aceitam.

Bom gente, espero que tenham gostado! Se você chegou até aqui, muito obrigada pela paciência. Mendoza é maravilhoso e eu recomendo muito uma visita.
Vale muito a pena conhecer.

Abaixo um vídeo que fiz com os melhores momentos de Mendoza:

E você, ficou com vontade de conhecer? Conta aqui pra gente! Comenta no blog, no Insta ou Facebook, o que você achou do post.

Beijos e até a próxima! 💗