Reféns do "Padrão de Beleza"


Se você é mulher, alguma vez na vida já se viu refém do padrão de beleza que a mídia e a sociedade fazem questão de colocar em nossas mentes. Se é homem, então tenta entender esse mundo na cabeça das mulheres.
Muitas vezes uma garota bonita, que esteja acima do peso, mas se sente linda e maravilhosa, é bombardeada por capas de revistas com celebridades que sofreram intervenções cirúrgicas, drenagem linfática, aplicação de botox e Photoshop. Tudo isso somado a manchetes do tipo: “Veja o segredo de fulana para ficar com o corpão sarado em 14 dias”, “Dieta da sopa, a dieta que promete ‘secar’ sua barriga em apenas 20 dias”. E tudo assim, rápido, com promessas de resultados milagrosos!
O que acontece? Essa bela garota entra em dietas malucas, toma remédios que tenham efeitos colaterais graves e perde muitos quilos. 
Ela está feliz? Talvez se olhe no espelho e pensa: “agora sim, estou dentro dos padrões de beleza”. Mas felicidade mesmo, só ela pode nos dizer se abrir seu coração.Nem sempre é o que ela quer, mas o que lhe foi imposto para seguir.

Não estou defendendo que temos que ser magros ou estarmos acima do peso. Apenas quero ressaltar que devemos nos amar, acima de tudo, como somos. Se precisarmos melhorar nossa saúde por conta de estar acima ou abaixo do peso, aí tudo bem iniciar uma reeducação alimentar (nada de dieta da lua, da sopa, do salsão, etc) e a prática de exercícios com a finalidade de nos tornarmos mais saudáveis. Acredito que seja válido e muito bom. Praticar exercícios porque se sente bem, maravilhoso. Faze-lo pensando: "odeio isso, não quero estar aqui, mas preciso só pra ficar mais magra para aquela festa", não creio que isso seja saudável para a mente. O que não podemos nunca esquecer: nos  amar como somos, em primeiro lugar.

Muitas vezes nos subestimamos por conta do que achamos que as outras pessoas pensam de nós quando nos veem. Ás vezes acreditamos que aquilo que enxergamos no espelho é o mesmo que as outras pessoas enxergam. Aquela ruguinha, aquele sinal que você tem no rosto, uma cicatriz, se você está ou não acima do peso, enfim coisas que acreditamos que todos percebam e dão importância, muitas vezes não são nada, ainda mais se comparado à personalidade de cada um de nós.
Abaixo um vídeo de uma campanha da marca Dove.
Eu juro que me emocionei muito quando vi pela primeira vez. Serviu para minha reflexão, de como me vejo.


Espero que sirva para sua reflexão também!
Este é um assunto bem polêmico e espero ter esclarecido que é o que EU acredito. Fiquem à vontade para comentar! 
Uma beijoca! =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ansiedade: Preciso falar dela

Férias 2018 – Parte 2: Mendoza (AR)

Porto Seguro – O Ônibus do Outeiro